Dicas

Vinhos

A temperatura ideal para servir vinho

A etiqueta do mundo vinícola dita, há mais tempo do que talvez imaginamos, que o vinho branco deve ser servido sempre fresco, enquanto o vinho tinto deve ser consumido a uma temperatura ambiente. Na maior parte dos casos, não há que enganar com estas recomendações, no entanto, já existem algumas excepções às regras.

Termómetro de vinhos

A temperatura à qual é servido qualquer néctar dos deuses é crucial para assegurar que as melhores qualidades desse vinho venham ao de cima, ou seja, a 18ºC (a temperatura máxima a que um vinho deve ser servido) o aroma ou bouquet está no seu auge, mas se for submetido a uma temperatura inferior a 8ºC, essas mesmas características são praticamente anuladas.

As temperaturas que servem de referência para a apreciação do vinho são um excelente ponto de partida para descobrir aquela que lhe parece mais adequada e, claro, mais saborosa! Para avaliar, de forma correcta, a temperatura de um vinho, o ideal é utilizar sempre um termómetro específico para o efeito e que pode ser adquirido em lojas da especialidade.

De termómetro em punho, saiba como desfrutar ao máximo o seu próximo vinho, seja ele qual for!

Vinho branco refrescante

Vinho tinto aconchegante

Um guia rápido das temperaturas certas

Vinho Tinto

Vinho Branco

Vinho Rosé

Vinho Espumante

Vinho do Porto

Vinho Generoso

Dicas Rede Mais