Dicas

Açougue

Como esterilizar potes de vidro: confira as dicas

É muito importante que você esterilize o pote de vidro muito bem para evitar qualquer tipo de contaminação com a comida. Por isso, comece reunindo todos os potes que você irá (re)utilizar. Tire as tampas, as etiquetas e as colas e lave tudo muito bem com água quente e sabão. Dica: para se livrar de qualquer tipo de resto de comida ou dos rótulos, escalde os vidros em uma solução de água quente e vinagre. Verifique se os potes estão sem nenhuma rachadura ou ferrugem nas tampas e comece o processo de esterilização.

No forno
Depois de lavar o seus potes, deixe escorrer muito bem e leve ao forno em uma assadeira que comporte todos eles. Deixe por 15 minutos a uma temperatura de 140º C. Desligue o forno e deixe o vidro esfriar em uma bancada ou na própria grade do fogão. Dica: sempre lembrando que o vidro quente não pode de jeito nenhum entrar em contato direto com uma superfície fria, pois corre o risco de estourar. Por isso, sempre use um pano de prato limpo e espere até o vidro esfriar completamente para utilizar.

Em banho-maria
Forre uma panela grande com um pano limpo, para evitar o atrito entre os vidros. Encha de água até cobrir completamente e leve ao fogo até levantar fervura. Reserve as tampas. Deixe ferver por, no mínimo, 10 minutos e, nos 5 minutos finais, coloque as tampas junto! Desligue o fogo, retire com cuidado os vidros com ajuda de uma pinça e deixe secar naturalmente em cima de uma papel-toalha ou pano de prato.

No micro-ondas
Ajeite os vidros dentro do micro-ondas e coloque 5 colheres (sopa) de água dentro deles. Deixe por, no mínimo, 2 minutos e retire com cuidado. Escorra a água e deixe secar naturalmente. Preste muita atenção: esse método não é indicado para vidros que possuem qualquer parte metálica!

Dicas Rede Mais