Dicas

Açougue

7 dicas básicas para quem está começando a cozinhar

1. Siga a receita
Parece óbvio, mas seguir as orientações na ordem em que aparecem garante que o resultado fique de acordo com o esperado. Deixe para fazer substituições de ingredientes ou tentar outros modos de preparo depois que você estiver mais íntimo das panelas.

2. Tenha todos os ingredientes à mão
Imagine a cena: você está fazendo um bolo e, de repente, descobre que tem apenas um ovo em vez dos três indicados. Para não correr esse tipo de risco, prepare uma lista com todos os ingredientes necessários, faça as compras e só então parta para a receita.

3. Compre a mais
Principalmente se você nunca fez certo tipo de receita, é bom ter todos os ingredientes em dobro. Dessa forma, se algo der errado, você pode refazê-la.

4. Utensílios organizados
Facas afiadas, espátulas, fôrmas, batedeira, liquidificador… Avalie se tem todos os itens adequados para fazer a receita e verifique se todos os equipamentos estão funcionando.

5. Tem gás no fogão?
Confira se há gás suficiente, principalmente ao preparar receitas que exigem tempos mais longos de forno, como bolo, frango e pernil assados. Na dúvida, troque o gás para garantir que o tempo de cozimento seja completo.

6. Adiante-se
Deixe preparados recheios e ingredientes necessários para receitas com antecedência ou na véspera. Por exemplo: cozinhe e desfie o peito de frango antes de preparar uma torta salgada ou panqueca; refogue a carne moída e prepare o molho ao preparar um macarrão à bolonhesa; deixe salsinha picada em um pote no congelador… Dessa forma, na correria do dia a dia, você diminui o tempo de preparo de uma receita no momento de ir ao fogão.

7. Sem exageros
Ao fazer uma torta salgada, há pessoas que adicionam muitos ingredientes no recheio, como presunto, salame e linguiça calabresa. Porém, com tanta variedade, não é possível sentir o gostinho de nenhum deles. Assim, atenha-se aos ingredientes indicados na receita. Com o tempo, você poderá fazer outras variações que não “brigam” entre si. E sempre vale a regra: quanto menos, melhor.

Dicas Rede Mais