Dicas

Vinhos

Como beber vinho: dicas úteis e práticas

O vinho sempre foi uma bebida toda refinada. Por isso, na hora de servir para os nossos convidados em uma ocasião mais sofisticada, acabamos ficando em dúvida sobre regras e rituais que devemos seguir para servir e beber vinho da maneira certa. Milhares de dicas de etiqueta rolam por aí e, às vezes, cada pessoa aprender uma coisa diferente sobre beber vinho e isso acaba gerando a maior confusão na hora de tomar a bebida direitinho.

Para acabar com essas dúvidas de uma vez por todas, vamos falar sobre algumas regras de etiqueta para beber vinho do jeito certo, pra você não precisar se preocupar em fazer feio na frente dos seus convidados.

Preparando a mesa

Se você pretende servir vinho durante alguma refeição, então o primeiro passo para saber como bebê-lo corretamente é sabendo como servi-lo. Ao pôr a mesa, mantenha em mente que a taça de vinho deve sempre ficar à direita do copo d’água. Lembrando dessa regra simples, você não terá mais dúvidas sobre o local da taça de vinho na mesa.

Servindo o vinho

Pronta a mesa, vamos iniciar o processo de como beber vinho do jeito certo. Para começar, é preciso saber a quantidade de vinho que você deve servir na taça, e não espere uma regra geral, pois cada tipo de vinho requer uma quantidade exata.
Para o vinho tinto, você deve servir somente ½ da taça, enquanto para os vinhos brancos a quantidade ideal é de ¾ da taça. Já para os vinhos espumantes, você pode servir cerca de ¾ da taça.

Para quando servir vinho tinto

Essa dica é quente na hora de servir o vinho tinto. Depois de servir a taça, dê uma girada na garrafa: além de fazer o maior estilo, isso serve para evitar que pequenas gotas de vinho pinguem na mesa ou escorram pela garrafa.

Por onde pegar o copo

Uma das principais dúvidas de quem quer saber como beber vinho do jeito certo é por onde pegar a taça. A regra é pegar sempre pela parte de baixo, pois assim você evita sujar a taça com marcas de dedo, além de, nos casos dos vinhos branco e espumante, ajudar a mantê-lo fresco, pois o calor da mão pode esquentar a bebida e estragar o seu sabor.

Uma dica para as mulheres

Um grande desafio para as mulheres ao beber uma taça de vinho querendo seguir todas as regras de etiqueta é evitar as marcas de batom na boca da sua taça. Existe um truque que você pode utilizar para evitar que isso aconteça, mas vai precisar fazê-lo de forma discreta, sem ninguém notar.

O truque consiste no seguinte: antes de beber o primeiro gole, passe a língua na área em que vai colocar a boca na taça. Isso irá evitar que uma mancha de batom fique no seu copo.

E o mais importante…

Para acabar, não esqueça da parte mais importante de uma noite com vinho: não deixe as taças dos seus convidados secarem! Fique atento para manter as taças cheias e repor a bebida sempre que necessário.

Dicas Rede Mais